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Sobre a Central 156

A Central 156 é o contact center desenvolvido e gerenciado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) com o objetivo de viabilizar um sistema de comunicação ágil e eficiente entre o cidadão e a Prefeitura de Curitiba, permitindo o atendimento da demanda de informações e solicitações da população com segurança, confiabilidade e, principalmente, qualidade.

Todos os cidadãos podem fazer uso da Central 156. Além do telefone, o serviço pode ser acessado pelo portal e pelo chat de atendimento on-line. Por esses três meios, o cidadão pode solicitar qualquer informação e serviço pertinente ao âmbito administrativo municipal.

A democratização e a facilidade de acesso aos serviços públicos municipais, o maior conhecimento das ações e dos serviços públicos e a maior qualidade no atendimento são os principais benefícios proporcionados pela utilização desses canais de comunicação com a Prefeitura de Curitiba.

Outros benefícios são: unificação dos telefones, gerenciamento da fila de espera na telefonia, gravação das ligações, maior rapidez no atendimento, garantia de resposta às demandas, ferramenta de gestão, democratização e facilidade de acesso aos serviços municipais, integração com outras bases de dados.

Histórico

A Central 156 foi criada em 07 de fevereiro de 1984, a partir de um desdobramento do Tele-Documento (um serviço do Departamento da Fazenda, na época) que prestava informações por telefone sobre alvarás e serviços afins. A finalidade era diminuir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura de Curitiba e de aproximar a população da administração municipal. Funcionava de segunda a sexta, das 07 às 19 horas.

O projeto de modernização teve início em 1999 e foi validado em setembro de 2002, quando a Central passou a atender 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O serviço foi totalmente reformulado para uma linguagem mais adequada e avançada, com ferramenta tecnológica Voip (voz sobre IP) e, principalmente, com a integração de todas as secretarias e órgãos municipais, o que permitiu a transmissão em tempo real de todas as solicitações, informações, elogios, reclamações e sugestões da população diretamente aos responsáveis pelo parecer/fiscalização/execução.

O sistema permite ainda que a administração municipal conte com indicadores referentes às demandas da população, podendo direcionar de forma mais adequada os seus recursos.

O Portal de Atendimento ao Cidadão passou por completa reformulação em Junho de 2016, contando agora com uma área de acesso exclusivo para o cidadão, garantindo maior agilidade e confiabilidade nos encaminhamentos das demandas. Agora, o portal tem layout responsivo (ajustável ao tamanho da tela de tablets e smartphones) e permite o envio de imagens à Central 156, que auxiliam no processo de identificação dos serviços por parte dos órgãos responsáveis.