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Aviso | Transporte público é no app Curitiba 156! 11.06.19

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Serviços e informações sobre o transporte coletivo de Curitiba agora estão na palma da mão. Com o aplicativo para celular, Curitiba 156, lançado há uma semana, os passageiros podem fazer o bloqueio do cartão-transporte, consultar o extrato completo do crédito de passagens e ainda ver no mapa da cidade a localização em tempo real das 250 linhas de ônibus, os itinerários delas, horários e outras informações sobre os ônibus. Dentro do aplicativo Curitiba 156, basta clicar no ícone Meu Ônibus para aparecer as funcionalidades. Se a opção for Itinerário das linhas, o sistema traça rotas para o cidadão, informa as linhas em tempo real próximo ao ponto exato do caminho em que está o ônibus.
 
Um ícone aparece acima do nome da linha selecionada mostrando se ela tem acessibilidade e ainda se aceita apenas cartão-transporte, além de estimar o tempo do trajeto. Outra vantagem desse aplicativo em relação a outras plataformas como o Google Transit, por exemplo, é que o Meu Ônibus mostra para o passageiro todos os pontos de parada da linha selecionada ao longo do trajeto. 
 
O aplicativo Curitiba 156 usa a plataforma do Itibus da Urbs, que foi aperfeiçoada para virar aplicativo. Uma das novidades dessa nova versão é o serviço de Origem e Destino. O cidadão digita o local onde está e o destino que deseja chegar e o aplicativo mostra quais são as opções de ônibus mais próximas do local de partida. “A opção de origem e destino não existia dentro da versão do Itibus”, explicou Vilson Kimmel, gestor de Tecnologia de Informação da Urbs.
 
Ainda dentro do Meu Ônibus, é possível marcar a linha mais usada com frequência em “favoritar”, facilitando uma próxima consulta. O usuário do cartão-transporte pode consultar o saldo de créditos de passagem pelo aplicativo e obter um extrato simplificado dos usos do cartão.
 
Outra importante novidade que o aplicativo traz para o cidadão é a opção de bloquear o cartão transporte. Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo.
 
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Fonte: SMCS